Simulador da evolução de uma comunidade com três níveis tróficos

 

Esta aplicação permite a execução de um trabalho experimental num laboratório virtual.

Foi feita para ser usada na disciplina de Ciências da Natureza, no 8º ano, no estudo do tema
Cadeias Alimentares.

A actividade tem os seguintes objectivos:
– Sistematizar tarefas inerentes a um trabalho de investigação;
– Consciencializar das inter-relações entre os elementos de uma cadeia alimentar;
– Inferir princípios que regulam o funcionamento das comunidades naturais.

Para aplicar esta actividade, o/a professor/a deve apresentar o simulador aos alunos explicitando a sua finalidade e o significado de cada uma das variáveis envolvidas.
A aplicação mostra como evolui o número de produtores, herbívoros e carnívoros, numa comunidade. Neste modelo, a evolução está dependente dos seguintes factores que constituem a variáveis do processo:
...

Tempo para a renovação das plantas (produtores-regrowth-time) – Escolher para esta variável um número baixo significa que as plantas se vão renovar mais rapidamente.

 

Número inicial dos herbívoros c1 (initial-number-cons_1) – O utilizador define o número inicial dos consumidores primários na comunidade (não é possível escolher o número inicial dos produtores).

 

Número inicial dos carnívoros c2 (initial-number-cons_2) – O utilizador define o número inicial dos consumidores secundários  na comunidade (não é possível escolher o número inicial dos produtores).

 

Ganho dos herbívoros com o alimento (cons_1-gain-from-food) – Significa a percentagem de energia dos produtores, que é incorporada no nível trófico dos herbívoros.

 

Ganho dos carnívoros com o alimento (con_2-gain-from-food) – Significa a percentagem de energia do nível trófico dos consumidores primários, que é incorporada no nível trófico seguinte.

 

Reprodução dos herbívoros (cons_1-reproduce) – Indica a percentagem de consumidores primários que se reproduz a cada ciclo (tick).

 

Reprodução dos carnívoros (con_2-reproduce) – Indica a percentagem de consumidores secundários que se reproduz a cada ciclo (tick).

 

O/A professor/a pode pedir aos alunos que escolham uma situação inicial e fazer correr a simulação com essas condições. Após um pequeno conjunto de ensaios iniciais, pode colocar-se o desafio de simular as seguintes simulações:

 

– Situação em que se dá primeiro a extinção dos herbívoros seguida da dos carnívoros;

 

– Situação em que ocorre extinção dos carnívoros e manutenção de herbívoros e produtores;

 

– Situação em que ocorre extinção de carnívoros e posterior extinção de herbívoros;

 

– Situação em que se mantém um equilíbrio dinâmico entre produtores, herbívoros e carnívoros (pelo menos 5 mil ciclos).

 

Os resultados obtidos podem ser registados procedendo à captura de ecrã do estado do ecossistema em diferentes momentos e colocando esses resultados em páginas de um qualquer software como o Word, PowerPoint, ou específico de um quadro interactivo, por exemplo.
A propósito de cada ensaio podem comentar-se os resultados e tirar conclusões que ficam registadas na página que retrata o ensaio.

Esta aplicação funciona em qualquer browser capaz de correr applets Java.

 

Para aceder ao simulador, clique aqui ou na imagem abaixo.
    

    

Aprovada a publicação por decisão da Comissão Editorial
de 8 de Março de 2010
Versão atualizada em janeiro de 2022
 
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