Técnicas de time lapse e stop motion nas aulas
de ciências
1. O que é a técnica de time lapse
A visualização dos fenómenos
naturais é muito importante para a construção do conhecimento
científico e por isso vemos um vasto conjunto de instrumentação e
tecnologias que alteram as escalas espaciais e temporais para que a
realidade caiba nos nossos olhos: microscópios que nos permitem
observar o infinitamente pequeno, telescópios para aproximar o
infinitamente distante, câmaras de alta velocidade para desacelerar
o que é mais rápido de que um piscar dos olhos.
O time lapse é uma técnica fotográfica que é
utilizada para registar realidades visualizáveis que compreendem
transformações relativamente lentas, isto é, da ordem das horas,
dias, semanas ou até anos.
A técnica comprime a escala temporal transformando horas em
segundos, dias em minutos..., permitindo assim visualizar a dinâmica
destes fenómenos.
1.1. Alguns exemplos de
time lapse que retratam fenómenos estudados nas nossas aulas
Decomposição (e não
só) de vegetais
Germinação de sementes
Dinâmica da
atmosfera
Movimento dos astros
2. O que é o stop motion
O stop motion é uma técnica de
animação em que se parte de fotografias não do real, mas de
representações encenadas. Assim conseguimos dar "um rosto" a
fenómenos não fotografáveis, ou destacar o que nos interessa ver num
sistema complexo.
2.1. Alguns exemplos de
stop motion que retratam fenómenos estudados nas nossas aulas
Mitose
Reação química
3. O que têm em comum
estas técnicas
Ambas as técnicas pressupõe a
obtenção de uma grande quantidade de fotografias, normalmente com
câmara fixa durante largo períodos de tempo. Uma vez obtidas as
fotografias a sua animação é feita pelo mesmo processo com as mesmas
ferramentas.
O
produto destas técnicas são vídeos. A norma HD da indústria vídeo
tem uma resolução das imagens de 1920 x 1080 .
Uma máquina fotográfica de 4M pixels produz imagens com 2270 x 1700.
Isto significa que com uma câmara fotográfica digital hoje
completamente ultrapassada, podemos criar vídeos HD, isto é, com
qualidade muito superior ao DVD.
4. O que é preciso para
fazer estas coisas
Imprescindível:
- máquina fotográfica digital
de boa qualidade mas não necessariamente de última geração
A qualidade de
uma máquina fotográfica digital não depende só da resolução do
sensor e como já foi dito, para fazer time lapse ou stop motion
não é necessário uma câmara de muito alta resolução. As câmaras
digitais compactas têm o sistema universal de ligação a tripé e
isso confere-lhes uma vantagem significativa relativamente às
câmaras dos telemóveis. Não aconselho o uso das câmaras dos
telemóveis para executar estas técnicas.
Para a escolha de uma câmara
fotográfica para fazer time lapse ou stop motion deve-se em
consideração a possibilidade de ligação do aparelho a um sistema
de disparo remoto (remote shutter).
Pode ver aqui muitos sistemas desse tipo.
Algumas câmaras da canon e da
nikon têm a possibilidade de serem ligadas a um computador via
USB e com software específico (gratuito) podemos controlar
muitas das funcionalidades da câmara e não só o disparo (veja
mais à frente o desenvolvimento deste assunto).
Na impossibilidade de usar algum
destes sistemas, o disparo das fotos deve ser feito utilizando
uma funcionalidade que está presente na maior parte das câmaras
e que é muitas vezes representada por meio de um mostrador de
relógio. A funcionalidade foi introduzida nas câmaras para
permitir ao fotógrafo sair detrás da câmara e entrar no
enquadramento. Esta funcionalidade consiste em fazer com que a
foto só seja tirada passados determinados segundos após o
fotógrafo ter premido o botão de disparo. Desse modo evita-se
pequenas deslocações da câmara.
Outra caraterística que tem de se
ter em conta, particularmente se pretendemos desenvolver
projetos que impliquem que a câmara esteja ligada durante longo
período de tempo (um dia ou mais), é a possibilidade de ligar a
câmara a uma fonte de alimentação da rede. Muitas câmaras
compactas têm essa possibilidade. De outro modo temos de saber
quantas fotografias é que a câmara é capaz de bater antes da
bateria se esgotar.
- dispositivo de fixação da câmara, tripé ou
outro
O clássico tripé
não é o único sitema de fixação para uma câmara fotográfica.
Para certos projetos o fotógrafo terá de ter sistemas mais
robustos e para outros instrumentos mais versáteis.
É muito importante que o
fotógrafo pense como vai proceder à fixação da câmara para obter
as fotografias para o projeto.
- software de
criação de vídeo a partir de fotografias
Existem muitas
escolhas gratuitas para realizar esta tarefa. O meu conselho vai
para o Picasa se o que pretendemos é um resultado rápido ou o
Movie Maker se o produto final for mais do que o simples display
das fotos em "velocidade vídeo".
Nesta fase a decisão fundamental é a
escolha do número de imagens por segundo (fps). É importante
termos consciência dos standards da indústria do cinema, tv ou
vdo. Nestes domínios trabalha-se com fps de 24 a 30. Podemos no
entanto ter animações interessantes com um número mais baixo,
mas nunca abaixo de 10 fps.
Existem algumas aplicações de
animação que nos permitem criar "quadros intermédios" e assim
conseguir animações mais suaves e longas a partir de um número
reduzido de fotografias (veja
aqui um exemplo desse software).
Aconselhável:
- sistema de controlo remoto
da câmara
Existem várias
escolhas para as câmaras compactas da Canon (veja
aqui).
programas
para controlar certas câmaras
fotográficas através do pc: